Significado das Marcas: para inspirar seu blog ou sua empresa

significado das marcas
 

Uma das coisas que mais gosto de fazer é aprender um pouco mais sobre marcas e empresas. Gosto de saber um pouco da história, ver cases de sucesso e descobrir curiosidades… Talvez seja por isso que eu tenha virado publicitária e ame trabalhar com marketing, não é mesmo? Na verdade, acho que todo mundo deveria ter um pouco dessa curiosidade, principalmente os empreendedores, por isso esse post é sobre o significado das marcas, de modo a inspirar quem tem blog ou empresa a criar algo único.

Como comentei nesse post aqui, uma marca é qualquer empresa que forneça um produto ou serviço, ou seja: isso inclui também sites, blogs, e etc. E, para essa marca ser forte, segundo Philip Kotler, o Papa do Marketing, é preciso que tenha 7 características específicas que incluem, por exemplo, nome próprio forte, logotipo de reconhecimento imediato e uma imagem, som ou sentimento. Todas as grandes marcas que conhecemos se enquadram como sendo fortes pois, além dessas características, possuem uma bela trajetória, uma história interessante desde seu fundamento até os dias de hoje, e curiosidades únicas!

2000px-Coca-Cola_logo.svg

E a sua marca, possui algo único? Será lembrada por anos por ter algum diferencial ou uma boa história? Como você gostaria que ela fosse vista daqui alguns anos? Muitas marcas com as quais convivemos começaram de forma inesperada, com produtos que hoje já não estão ligados a elas, ou utilizaram nomes, desenhos e outros itens que hoje são capazes de nos fazer pensar “nossa, nunca percebi isso” ou “nossa, que interessante, realmente faz sentido”.

O sabão em pó OMO, por exemplo, tem em seu logo os olhos e o bico de uma coruja e, no nome, as iniciais de Velha Mãe Coruja (Old Mother Owl). Com um discurso que envolve carinho e cuidado, típicos de “mães coruja”, a marca se fortaleceu no mercado, mudou a identidade visual, mas se mantem fiel ao sentimento proposto:

logo omo

Já a Nike trabalha com esportes desde o princípio, e em Niké, a deusa grega da vitória, encontrou inspiração não só para o seu nome, mas também para o seu logo, que representa uma asa ou, numa outra interpretação, dinamismo e velocidade. Com algumas alterações ao longo dos anos, o discurso do herói e da superação de limites foi mantido, reforçando a identidade.

nike

Interessante, não é mesmo? Então que tal ver mais curiosidades como essas? Abaixo estão dois vídeos somente sobre esse assunto, que com certeza te farão pensar da forma que citei acima e se inspirar para as suas próprias criações:

Você conhece alguma marca que também tem uma história interessante? Conte nos comentários. Se for a sua, melhor ainda =D

Esses vídeos são do canal Estech, que aborda assuntos como marketing, design e tecnologia. Inclusive, tem análises bem completas sobre algumas câmeras, ótimas para quem tem blog e não sabe qual equipamento comprar.

Não esqueça de dar um voto para esse post nas estrelinhas abaixo, para eu saber se você gostou ou não ;)

Bjs =*

 

Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Gostou?

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published