Eu não lembro se cheguei a citar em algum conteúdo, mas a história do meu intercâmbio de espanhol na Argentina com a Cepe Idiomas começou no dia em que um e-mail dessa escola chegou para mim.
Nele, eu era convidada para participar de um concurso, para concorrer a uma bolsa de 50%. Bem tentador, não é mesmo? Mas, para muitas pessoas foi bem suspeito também. Até mesmo eu achei estranho, considerando que era um e-mail destinado a universitários, e eu já estou formada há muitos anos.
Mas, como comentei em uma postagem lá no meu Instagram (@tatypublicitaty), mesmo achando um pouco estranho eu também decidi achar que era um sinal de Deus ou algo assim, pro meu sonho de fazer intercâmbio finalmente se tornar realidade, rs.
Então, lá fui eu adotar alguns critérios para decidir se a tal bolsa era mesmo verdadeira, e se estudar com a escola Cepe Idiomas seria uma boa decisão.
E, se você está querendo estudar espanhol em outro país, mas não sabe ao certo qual instituição de ensino escolher, te convido a ler o próximo tópico, pois ele com certeza irá te ajudar em sua decisão.
O que me fez escolher a escola Cepe Idiomas
Sabe aquela velha história de vestibular de faculdade particular, que tem fama de passar todos os candidatos, já que todo mundo vai pagar mensalidade de qualquer forma?
Sabe também aquela velha história de “tudo pela metade do dobro”, quando se trata de Black Friday?
Bem… Quando eu li o e-mail da Cepe Idiomas (ou Cepe Córdoba, você decide como chamar rs), logo pensei nessas coisas, pois parecia bom demais para ser verdade.
Pensei “eu acho que isso aqui é só pra atrair aluno, tenho certeza de que se eu tentar vou conseguir, e acho que, na verdade, todo mundo que tentar vai acabar sendo selecionado, esse preço de 50% já deve ser o preço normal do curso mesmo”. E, claro: eu nunca tinha ouvido falar dessa escola, e estava com o pé atrás, mas resolvi dar um passo de cada vez.
Primeiro, fazer o que eles estavam pedindo (uma pequena redação a respeito de querer conhecer Córdoba e estudar espanhol e etc, se não me engano). E, depois, se fosse para a próxima etapa, fazer pesquisas sobre a instituição.
E não é que eu passei? Aliás: dhããn, isso você já sabe, rs.
Foi aí que meu lado “Xeroque Holmes” entrou em ação de vez. A essa altura, por sinal, eu já não estava ligando para o fato de a bolsa de estudos ser supostamente fake ou não, eu só queria saber se a escola era realmente boa.
E eis o que fiz para descobrir isso:
Pesquisei sobre cada informação que já tinha sobre a escola
A internet é maravilhosa, né?
Por meio de pouca informação a gente consegue chegar a muita informação, e assim foi. E, resumindo: descobri que a Cepe Idiomas realmente existe e etc, rs. Inclusive, conversando com uma das pessoas da equipe, entendi que eles de certa forma têm parceria com várias instituições de Ensino Superior, e meu nome provavelmente estava em algum mailing antigo ou algo desse tipo.
“Tranqui”.
Fui atrás de quem já tinha estudado com eles
Hoje em dia nenhum “Xeroque Holmes” é um “Xeroque Holmes” de verdade se não souber fuçar muito bem o Instagram alheio, então lá fui eu fazer isso.
Fucei todo o feed da escola, sempre tendo mais e mais certeza de que é uma instituição super séria. Não contente com isso, fui naquela abinha de publicações que citam o perfil, para encontrar postagens de outros alunos que já passaram por lá. Resultado: achei várias!
Em pouco tempo já estava assistindo a todos os destaques dessa galera, e até mesmo mandando mensagem para algumas pessoas para saber mais sobre a experiência, e só obtive elogios como retorno, viu? E, claro: obtive também cada vez mais vontade de assinar o contrato.
Pesquisei sobre outras escolas similares
Ok: eu já sabia que a escola era real, muito boa e que os intercambistas estavam gostando demais dela. Mas faltava o ponto mais importante: saber se, de modo geral, seria uma escolha viável, financeiramente.
Será que em toda a Argentina não teria uma escola mais barata, com as mesmas condições que eles ofereciam, ou com condições ainda melhores?
Será que haviam dobrado o preço para “fingir” os 50% de desconto na tal bolsa?
Eu ainda estava com a pulga atrás da orelha, achando que o barato poderia sair caro!
Então, o que eu fiz?
Fiz o que qualquer pessoa deveria fazer nesse caso: entrei no Google, fiz uma lista com muitas, mas muitas MESMO, escolas de intercâmbio de espanhol na Argentina e fui pesquisando sobre uma por uma, para saber se a Cepe Idiomas valeria a pena ou não.
Para encontrar resultados mais sensatos, fiz a pesquisa considerando sempre 3 semanas de curso (que é o que comecei a pagar inicialmente), e daí fui reparando como cada escola trabalhava a questão dos passeios e da hospedagem.
E não deu outra, viu? Mesmo que a bolsa de estudos fosse fake (o que, realmente, duvido muito – acho que realmente é verdadeira), a Cepe ainda oferecia condições muuuuuito melhores que qualquer outra escola que eu tenha pesquisado. E olha que foram muitas, hein?
Por exemplo:
Tive que me virar com a hospedagem (que foi ótima, super bem localizada), e tive vários passeios inclusos no curso. Mas vi escolas que não ofereciam passeio nenhum e também exigiam que o aluno se hospedasse por conta, mas que custavam bem mais (também para 3 semanas), só por terem um ar de mais descoladas ou por estarem em uma cidade mais famosa entre os brasileiros, como Buenos Aires.
Opa, e aí vai outra coisa que fiz também: pesquisei muito sobre Córdoba (capital) e os locais para onde teríamos passeios. Por fim, gostei muito do que descobri, principalmente quando fiquei sabendo da programação do passeio para Mendoza, e aí já estava com minha decisão praticamente tomada.
Você recebeu o e-mail também, e tem dúvidas sobre a bolsa de estudos ser fake?
Se sim, só tenho uma dica para te dar: siga os passos que eu segui, para ganhar confiança em sua escolha.
Principalmente o passo sobre conversar com ex-alunos, pois a parte de ficar fazendo comparações entre escolas é bem chatinha, viu? Aproveite que já trilhei esse caminho e já descobri que a Cepe Idiomas é uma das melhores, e poupe seu tempo, rs.
Se não conseguir conversar com alguém, siga a dica de fuçar os destaques contando as experiências de quem já foi pra lá: tem MUITO conteúdo bom que os alunos deixaram salvos.
E daí, conforme forem surgindo dúvidas, vai anotando para depois perguntar para quem fez a postagem, ou mesmo para a equipe da escola: têm brasileiros trabalhando lá (inclusive a dona é brasileira) e eles prestam um atendimento impecável.
E, claro: veja os 10 vídeos que fiz quando estive por lá. São praticamente vlogs diários contando “o rolê todo”, e você pode começar agora mesmo, clicando no link abaixo:
VER OS VÍDEOS DO INTERCÂMBIO COM A CEPE IDIOMAS
Por fim, não esqueça: se tiver qualquer dúvida, me pergunte, ficarei muito feliz em ajudar :)
Pode ser por aqui, pelos comentários no Youtube, ou lá no Instagram. Inclusive, também tenho destaques sobre o intercâmbio, passa lá para ver, tá bom?
Te ajudei de alguma forma, com esse conteúdo? Então deixe um voto nas estrelinhas abaixo, assim vou saber o quanto ele foi útil =)
Bjs,
Taty Ferrari =*
——————————————
Heeey, psiu: você tem uma empresa e/ou trabalho ligado a turismo, produção de conteúdo, trabalho remoto, viagens ou nomadismo digital? Fale comigo no taty@publicitaty.com.br, vamos pensar em um conteúdo personalizado para você <3
Recebi esse email hoje haha
E pode ir sem medo, viu? Eles são super sérios :)
Recebi o e-mail, ganhei 50% e vim na internet pesquisar sobre! KKKKKK muito obrigada pelo conteúdo!
Por nada, Raquel :)
E parabéns pela bolsa, aproveite muito essa oportunidade <3