Como montar um blog de sucesso: a importância de um bom logo

 

Várias meninas já entraram em contato comigo pedindo uma análise sobre seus respectivos blogs, pois estão começando agora, escolheram nome, assunto e layout com o maior carinho do mundo, mas ainda se sentem inseguras em relação a ele ser “aceitável” ou não. Até mesmo nos grupos que frequento vejo diariamente outras pessoas que possuem as mesmas dúvidas e acabam entrando em desespero, pois querem saber como montar um blog de sucesso para ganhar dinheiro como blogueira ou blogueiro e não sabem se estão no caminho certo.

O problema é que na maioria das vezes a escolha dos itens citados acima é feita às pressas, com opções prontas do WordPress ou Blogger e usando como referência centenas de outros blogs que já existem. Logo, temos, por exemplo, o seguinte: dezenas de outros blogs femininos, que abordam maquiagem e moda, com layouts e logos similares e que não se destacam aos olhos dos leitores e das empresas que poderiam um dia fazer parceria pelo simples motivo de serem iguais a todos os outros.

É preciso entender que um blog, como qualquer outro site, é uma marca. E, como qualquer marca, precisa ser cuidado para ter um diferencial e se destacar no mercado, mas isso é impossível de ser feito na correria ou de um dia para o outro.

label-707078_1280

O SEU BLOG É UMA MARCA

Sim, uma marca representa qualquer empresa que ofereça um produto ou serviço, e o seu blog se enquadra como prestador de serviço a partir do momento que transmite informação e entretenimento. Para atrair parcerias e publicidade de forma profissional, precisa inclusive ter CNPJ e, como qualquer marca, possui o desejo de se fixar na mente das pessoas, criar vínculos, fidelizar e atrair mais visitas, e isso não pode ser feito apenas com um nome criativo.

Segundo Philip Kotler, professor autor de diversos livros de Marketing, sendo inclusive apelidado de Papa nesse meio, existem 7 características que tornam uma marca forte, fazendo com que seja lembrada facilmente e adquira um bom posicionamento:

  1. Nome próprio forte: Um bom nome precisa ser original, possuir um significado, ser flexível e, de preferência, ser curto. Por exemplo: Testosterona.
  2. Palavra associada:Incluir uma palavra ou termo que tenha a ver com seu público ajuda na memorização e lembrança. Por exemplo: Jovem Nerd.
  3. Slogan memorável: Uma frase fácil de ser lembrada e repetida e, de preferência, que todos possam usar, como o Amo Muito Tudo Isso, do McDonalds. Em alguns casos, pode até mesmo ser o nome do próprio blog ou canal, a exemplo do “Mas Poxa Vida” do youtuber PC Siqueira: todo mundo fala essa frase!
  4. Imagem, som ou sentimento: Associar um desses elementos à marca transfere identidade e auxilia na memorização. Exemplo: o blog Capuccino e Bobagens utiliza a solidariedade em posts e projetos para tornar o mundo um lugar melhor.
  5. Personalidade comprovável:Seu blog precisa transmitir o que se propõe a transmitir. Imagine um blog chamado “Receitas Mega Fáceis” que na verdade ensina pratos que são trabalhosos de fazer… perde a credibilidade, certo?
  6. Uma ou mais narrativas sedutoras: Todo mundo AMA histórias, o que faz com que sejam uma ótima forma de envolver seus leitores. O Depois dos Quinze, por exemplo, surgiu como válvula de escape para a Bruna Vieira durante sua adolescência, e ela não se cansa de repetir suas histórias dessa época para ajudar seus seguidores, o que faz com que se sintam mais próximos dela.
  7. Logotipo de reconhecimento imediato: E aqui chegamos no assunto desse post! Seu logo é o que irá te representar, então precisa ser criativo, organizado e fácil de memorizar e reconhecer. Pode ter um elemento que se destaque e auxilie na memorização, como o círculo com o símbolo feminino dentro, do blog Garotas Estúpidas.geUfa! Não é fácil construir um blog de sucesso, não é mesmo? Por isso vou abordar apenas um dos elementos mais importantes de uma marca: o logotipo.

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM LOGO

Entre todos os elementos que compõem uma marca de sucesso, existe um extremamente importante chamado LOGOTIPO, que nada mais é do que a combinação de formas, cores, símbolos e grafias que será sua representação, o “cartão de visitas” do seu blog e a imagem que se fixará na mente das pessoas. Para simplificar, vamos usar apenas a palavra LOGO.

Ok, o nome também precisa ser pensado com carinho, devendo ser curto e memorável, mas não é ele que irá representar sua marca graficamente. Por exemplo, ao vermos o M do McDonalds já sabemos do que se trata, ou, trazendo para a blogosfera, precisamos apenas ver um determinado C para sabermos que se trata do Chata de Galocha. Aliás, é comum os logos dos blogs serem seus próprios nomes estilizados, mas isso não significa que pode ser feito de qualquer jeito.

Sem título

Não basta ser escrito com uma fonte legal: para Dmytro Leiba, Content Manager da Logaster, desenvolvedor líder de software de design de logotipos online, é preciso transmitir algo, fazer a escolha certa de cores e se enquadrar em outros critérios, como ser aplicável em qualquer tamanho e superfície e ser legível em diversas circunstâncias. Utilizando o logo do Publicitaty como exemplo, é possível notar que é legível (inclusive foi feito o teste e é possível ser lido de uma boa distância), possui uma cor que conversa bem com meu público, que em sua maioria são mulheres e blogueiras, e tem um elemento que transmite simpatia, tornando o blog convidativo e transmitindo um pouco a forma como escrevo e como é minha personalidade.

publicitaty-logo-novo

Ele é simples e aparenta não ter dado trabalho, mas levou um certo tempo para ser feito. Aliás, repito: um bom logo não é feito da noite para o dia.

A IMPORTÂNCIA DE SE CONTRATAR UM DESIGNER PROFISSIONAL

Outra coisa que vejo com frequência no grupo são pessoas se oferecendo para criarem layouts, logos e capas para redes sociais por valores baixos que giram em torno de R$50,00 e, claro, pessoas “contratando” esses serviços. Sem dúvida é uma forma rápida e barata de dar um up no seu blog, mas vamos pensar pelo outro lado: um designer que se leva a sério, e que queira ser levado a sério, entende que não basta ter um nome na mão para criar um logo.

TIPOS DE SERVIÇO

Ele precisa conversar, entender qual é a proposta, o público, estudar a concorrência e o que foi, é e será tendência nesse meio. Segundo o designer Gustavo Motta, existem 6 passos cruciais a serem considerados na hora de criar um logo, o que envolve a participação do dono do negócio ou, nesse caso, do dono do blog:

  1. Conheça bem o seu negócio: Nesse caso: conheça bem seu blog. Qual a proposta? O assunto? O motivo de sua criação? Seus diferenciais?
  2. Entenda o seu público: Crie uma definição útil, por exemplo: adolescentes de classe média que gostam de livros e viagens.
  3. Analise a concorrência: O que os outros blogs estão fazendo, e como estão? Existe algo em comum que você esteja deixando passar ou, quem sabe, seja bom deixar passar?
  4. Mostre a sua personalidade:Sua marca como um todo, e seu logo, claro, deve transmitir a personalidade do seu blog. O logo Thássia Naves, por exemplo, conversa com seu público, moderno e sofisticado.
  5. Fique atento às cores: A escolha das cores certas ajuda a transmitir um sentimento. O rosa, muito usado em logos de blogs femininos, remete à feminilidade e juventude, mas pode ser que não combine com a sua proposta. É preciso prestar atenção!
  6. Fuja dos modismos: É importante prestar atenção no que é tendência, mas aderir a ela pode significar mais gastos no futuro, para remodelar o logo. Por exemplo: centenas de blog utilizam fontes que remetem a assinaturas em seus logos, mas nem por isso você precisa fazer igual.10686858_790543671013089_5406489316055199307_n

Tudo isso leva tempo e dá muito trabalho, então desconfie de quem cobra muito barato e promete entregar rápido. Não digo que você deva gastar até o que não tem para ter um bom logo, mas não gaste dinheiro para ter um igual a de vários que já foram feitos e que não irá te destacar. Ao invés disso, invista em algo que vá te colocar no mercado de forma séria e diferenciada.

UMA OPÇÃO PRÁTICA: CRIAÇÃO DE LOGOS ONLINE

Um bom logo não só irá gerar reconhecimento de marca, como também poderá transmitir confiança e até mesmo mostrar superioridade sobre outros blogs. Por isso, entenda que “gastar dinheiro” significa pagar por algo que não te trará o resultado esperado, enquanto “investir” significa utilizar seu dinheiro em algo que será duradouro e de qualidade. Existem diversas opções de sites de criação colaborativa com um time de designers profissionais que podem te auxiliar. Basta você saber bem o que quer, seguindo os passos acima, preencher um briefing e aguardar as artes que serão criadas com base na sua solicitação e no seu projeto.

Então você escolhe a que mais gostou, se for necessário são feitas alterações, e pronto: você terá um logo profissional por um valor bem menor do que se contratasse uma agência ou designer. Simples assim! Alguns desses sites possuem um valor fixo por serviço, enquanto outros cobram de acordo com a proposta, etc, mas nem todos possuem um bom atendimento, por exemplo, o que pode atrapalhar o processo.

10616370_820609517970071_2861504740826323771_n

Entre os mais conhecidos, e que indico por ter amigos designers que conhecem o trabalho e também indicam, está o We Do Logos. É um dos sites mais buscados por quem precisa de opções criativas para sua marca e nele é possível encontrar os valores do serviço, que variam desde criação de logo até a papelaria. E, o mais importante: os depoimentos dos clientes e o portfólio ficam disponíveis para quem tiver dúvidas, além do atendimento que garante a devolução do dinheiro no caso de insatisfação.

Entrei em contato com o pessoal do site e consegui cupons de desconto exclusivos para os leitores desse post que queiram um logo único e profissional. Para os logos We Do Logos, que são os mais “premium” é só utilizar o código taty50 para obter um desconto de R$50,oo, e para o 99logos, que são os serviços por R$99,00, o desconto é de R$10,00 utilizando o cupom taty10! Para mais informações, é só visitar o site clicando aqui ou enviar um email para yes@wedologos.com.br e falar direto com o atendimento.

Um bom logo faz toda a diferença em um blog que quer ter sucesso, e opções para obter um investindo pouco existem, sim! Vocês já tinham se dado conta disso? Trabalharam seus logos da forma correta? Comecem a prestar atenção nesse detalhe não só em seus seus próprios blogs, mas em todos que visitarem também.

Não deixem de votar nas estrelinhas abaixo dando uma nota para esse post, e se houver alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Bjs, e sucesso =*

Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Gostou?

Author: publicitaty

Share This Post On

6 Comments

    • Oi Ana =)

      Fico feliz que tenha gostado, tentei deixar beeeeem completo.

      Obrigada pela visita e pelo comentário, bj =*

       
      Post a Reply
  1. Adorei o post! Inclusive, adorando vários do blog!! Parabéns, ganhou uma seguidora pelos conteúdos úteis e criativos <3

     
    Post a Reply
    • Poxa vida Giulia!

      Assim vou ficar me achando kkk Brincadeira, tento sempre fazer o melhor, com conteúdos que realmente agreguem algo, e fico muito feliz com esse tipo de comentário, pois mostra que estou no caminho certo. Fiquei muito feliz, de verdade =)

      Obrigada pela visita, bj =*

       
      Post a Reply
  2. Genial esse post. Extremamente completo e bem escrito. Certamente vai viralizar e auxiliar muitas pessoas. Parabéns! =D

     
    Post a Reply
    • Oi Fê =D

      Algumas pessoas entraram em contato elogiando o post e pedindo mais dicas, e isso me deixa muuuito feliz, pois de fato está auxiliando.

      Obrigada pela visita e pelo comentário, e vamos marcar de fazer algo sobre a Estech aqui no blog.

      Abç =D

       
      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Assine a nossaNewsletter

Ei! Assine a nossaNewsletter

Faça parte da minha lista de amigos e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!

Legal, você assinou!

Email
Print