Parcerias para blog: elas NÃO vão te dar dinheiro

Há quem diga que essa coisa de blog é modinha e coisa de quem quer ganhar dinheiro sem trabalhar. Você já deve ter escutado isso, acredito. E acredito também que isso tenha um fundamento, afinal existem centenas de pessoas que entram na blogosfera com a ilusão de glamour e coisas fáceis.

Mas sejamos realistas: hoje em dia criar um blog (que não seja corporativo, claro), é sinônimo de querer ganhar dinheiro e ter visibilidade, sabendo ou não o esforço gigantesco que existe para conseguir. Por isso uma das maiores dúvidas dos blogueiros e blogueiras é em relação a parcerias, só que, nesse ponto, pode existir outra ilusão: a de que também será fácil, gerará visibilidade e dinheiro.

Como a verdade não é bem essa, acho bacana explicar um pouco o que realmente são as parcerias para blog (o que também inclui Youtube, claro) e o que elas podem gerar. Vamos lá:

PARCERIAS PARA BLOG NÃO SÃO SINÔNIMO DE DINHEIRO

Antes de mais nada, é bom deixar claro o que é uma parceria. Segundo o dicionário Michaelis online, trata-se de uma união de pessoas, ou partes, com interesse comum. Ou seja: entre um blog que quer crescer e uma empresa que também quer crescer, ou entre um blog que quer divulgação e uma empresa que também quer divulgação. O objetivo é o mesmo, e os dois lados irão se esforçar para alcança-lo, sem que haja dinheiro envolvido.

Daí você me pergunta “mas, Taty, como assim? Se uma empresa me pagar por um post ela também é minha parceira!”, e eu digo que não, ela não é. Por isso a importância de entender que parcerias não geram dinheiro. O que gera são anunciantes.

DIFERENÇA ENTRE PARCERIA E ANUNCIANTES NO BLOG

Não confunda as coisas. Se você vai atrás de uma empresa esperando que ela te pague por um post, banner ou outra coisa, você estará buscando um anunciante, e não um parceiro. Afinal, os seus interesses, ou objetivos, não serão os mesmos. Você estará querendo dinheiro, enquanto o outro lado quer divulgação, aumento de vendas e etc. No caso da empresa te procurar querendo te pagar por algo, o resultado é o mesmo. Não é parceria.

Nós pagamos as lojas para termos produtos, mas nem por isso somos parceiros delas. Algumas nos tratam super bem, mas nossos interesses são diferentes: lojas querem vender, e pessoas querem se vestir bem  e coisas do tipo. Somos simplesmente consumidores. Deu para entender a diferença entre uma coisa e outra? Espero que sim rsrsrs

BUSQUE PARCERIAS PARA O SEU BLOG, É MAIS FÁCIL

Essa dica na verdade é mais para o caso de você estar naquela fase inicial, onde é comum existirem muitas dúvidas sobre como abordar uma empresa. Então, como dito acima: foque em parcerias, não em anunciantes. Mantenha a calma e lembre-se que a empresa quer enxergar em você alguma coisa que diga “nossa, esse blog vale a pena”. E se isso já é difícil de acontecer a ponto de enviarem produtos, imagine se for para envolver dinheiro.

Treine sua paciência e humildade. Feito isso, tente um primeiro contato dando as principais informações sobre o seu blog. E lembre-se: quanto mais números informar, melhor! Caso a empresa tenha interesse, ela entrará em contato e então vocês poderão conversar.

Existem vários tipos de parceria. Você pode ganhar produtos para resenhas e sorteios, pode ganhar cupons de desconto entre outras opções, mas jamais entre em contato pedindo algo. Deixe que a empresa diga o que é melhor para ela, ou estude bem a marca antes do contato e então sugira algo. Por exemplo: se o seu blog fala sobre livros, tem um público feminino bacana e uma editora está com um novo título para mulheres, seu email pode ter a sugestão do envio do livro para resenha, com divulgação para um determinado número de pessoas que são o público-alvo trabalhado. Mais uma vez: não se esqueça dos números!

UMA DICA MUITO IMPORTANTE:

Caso consiga a parceria, não corra para as amigas blogueiras falando que conseguiu com a empresa X, para elas tentarem também. A empresa gostou do SEU blog, e ter outras pessoas querendo a mesma coisa diariamente é extremamente incômodo, denigre nossa imagem e pode te deixar em maus lençóis caso o marketing descubra que você disse para entrarem em contato. A melhor coisa, nesses casos, é entrar em contato com empresas que expressam claramente que fazem parcerias constantes.

Ok, não é tão fácil encontra-las, mas também não é impossível. Pensando nisso, fiz uma pesquisa e encontrei algumas opções para te ajudar. É só clicar nesse link aqui para ter acesso ao vídeo onde te apresento 10 empresas que fazem parcerias com blog. Existem alguns critérios, claro, mas se o seu blog se enquadrar, basta preencher um formulário ou enviar um email e pronto, meio caminho andado!

Espero que esse post tenha sido útil. Se você gostou, deixe um voto nas estrelinhas abaixo para eu saber =)

Bjs =*

 

 

Gostou?
Compartilhe usando os ícones abaixo =)

Deixe um comentário

(*) Required, Your email will not be published