Dica: o que ler para escrever melhor como redator freelancer

redator freelancer

Quem me acompanha lá no Instagram (@tatypublicitaty) sempre me vê falando dos livros que leio e frisando que, quanto mais a gente lê, melhor a gente escreve. E isso, claro, é mais do que válido também para quem é redator freelancer.

A leitura ajuda demais na escrita, e quanto mais diversificada ela for, melhor!

A seguir, listei 5 “coisas” que acho importante que você comece a ler, a fim de poder criar conteúdos cada vez melhores e conseguir cada vez mais clientes.

O que ler para escrever melhor como redator freelancer

1. Blog posts

É meio óbvio, né? Eu sei… Mas é que tem muita gente que quer ganhar dinheiro criando artigos para blog (os famosos blog posts) e simplesmente não curte ficar lendo esse tipo de conteúdo. Lê somente quando precisa, por servirem de referência na hora de criar, e só.

Ou lê apenas alguns pontos específicos, quando precisa de informação para algo pessoal que esteja pesquisando. E não pode ser assim!

Então, sugiro que você leia o meu blog post O que Coraline ensina sobre ser Redator Freelancer e qualquer outro que encontrar, a partir de hoje. Mas só vale se fizer a leitura por completo, ok?

Aproveite para analisar a estrutura do texto, se há pontos de SEO que poderiam melhorar e etc.

2. Livros

Se eu indico a leitura de livros lá no Instagram, nada mais justo do que indicar aqui também.

E tudo bem se você não tem o sonho de ser um escritor de best-seller: um livro, em termos de escrita, não deve servir de inspiração só para escritores especificamente de livros.

Ao ler esse tipo de conteúdo/material, você também se beneficia, podendo conhecer novas palavras, aprender a desenvolver ideias e a prender a atenção do leitor, entre outras coisas.

Ah, e o melhor: existem livros de diversos gêneros e tamanhos, o que torna ainda mais fácil desenvolver o costume de lê-los. O mesmo vale para os blog posts.

livros para redatores freelancer

Romance, suspense, aventura… Existem livros de todos os tipos!

3. E-mail marketing e newsletter

Quando terminar a leitura aqui, vá até suas caixas de e-mail e separe uns minutinhos para ler os e-mails e as newsletters que as empresas têm te mandado.

Eu sei, tem hora que esse tipo de recebimento irrita, mas você pode transformar isso em algo bom!

Cada um desses envios tem a tentativa de te convencer a clicar em algo, mesmo que sejam links levando para artigos em blogs. Tudo neles, do título/assunto até os CTAs (Call To Action) utilizados são pensados estrategicamente, com a finalidade de convencimento.

Logo, se você pretende ser um redator freelancer que também manja de escrever bons e-mails e newsletters, vale a pena começar a lê-los com mais frequência, para saber como construí-los.

4. Rótulos de produtos

Acho que por essa você não esperava, rs.

Porém, como todo tipo de leitura é válida, eu não poderia deixar de fora os rótulos de produtos. E aqui me refiro a qualquer rótulo, de qualquer produto.

Shampoo, chocolate, refrigerante, bolacha (e biscoito), e por aí vai.

E o motivo? Simples: eles estão repletos de textos criativos, tanto para te convencer a gastar seu rico dinheirinho por que achou a embalagem genial, quanto para gerar algum tipo de conexão.

Então leia! Mesmo que esteja só passando pelos corredores do supermercado sem a intenção de compra, leia!

Acredite: mesmo que você não trabalhe especificamente com produtos, esses rótulos poderão te ajudar a criar textos curtos mais criativos no seu dia a dia.

E, claro: sempre existe a possibilidade de surgir um freela voltado para esse tipo de material, e aí você já vai estar mais ambientado, rs.

5. Anúncios e legendas nas redes sociais

Já deu para perceber que sua jornada como redator freelancer não precisa ficar restrita a blog posts e e-books, não é mesmo?

E aí vai uma boa notícia: existe, também, a demanda desse tipo de profissional para a criação de textos para anúncios (mesmo que a pessoa não seja necessariamente copywriter) e para a criação de legendas para redes sociais (mesmo que a pessoa não seja assumidamente social media).

Leia também: Meus 5 pontos positivos sobre trabalhar em casa pela internet

E aí, voltamos à regra básica: quanto mais conteúdos desse tipo você ler, mais conseguirá desenvolvê-los melhor, conforme for treinando e se inspirando no que aparece no seu próprio feed diariamente.

Ler é bom, mas não é suficiente

Eu sempre vou bater na tecla do “quanto mais lemos, melhor escrevemos”. Mas também preciso bater na tecla do “só ler não basta”, rs.

Você pode ler legendas de redes sociais e anúncios o dia todo. Mas, na hora de tentar conseguir um trabalho voltado para esse tipo de escrita, as coisas serão mais fáceis se você tiver feito ao menos um cursinho básico gratuito a respeito.

E o mesmo vale para a criação de e-mail marketing, por exemplo.

É claro que o fator sorte sempre irá existir (eu mesma crio conteúdos super diversificados, mesmo tendo feito curso só sobre a criação de artigos para blogs, e estou conseguindo manter os clientes), mas se a gente pode evoluir e se especializar é melhor, né?

Então, é isso: comece a ler com mais frequência tudo o que listei acima, mas não pare por aí, combinado? Se tiver a oportunidade de assistir lives e aulas gratuitas, ou de participar de um curso ou mesmo de uma conversa com algum especialista, aproveite!

Curtiu essa dica? Se sim, vote nas estrelinhas abaixo, para eu saber o quanto ela foi interessante para você =)

Bjs,

Taty Ferrari =*

——————————————

Heeey, psiu: você tem uma empresa e/ou trabalho ligado a turismo, produção de conteúdo, trabalho remoto, viagens ou nomadismo digital? Fale comigo no taty@publicitaty.com.br, vamos pensar em um conteúdo personalizado para você <3

Gostou?
Compartilhe usando os ícones abaixo =)

2 Comments

  1. Obrigada pelas excelentes dicas para pessoas que, assim como eu, querem escrever cada dia melhor!

     

Deixe um comentário

(*) Required, Your email will not be published