O que visitar em Ouro Preto: minhas 10 dicas de onde ir na cidade

o que visitar em ouro preto

Quem tem dúvidas sobre o que visitar em Ouro Preto sempre encontra, como resposta, frases como “não deixe de visitar as igrejas e os museus”. Ok, isso é meio óbvio. Mas, afinal, entre tantas igrejas e museus, quais conhecer?

E, além dessas atrações, o que mais a cidade oferece?

Eu já falei aqui sobre minha experiência como nômade digital em Ouro Preto e, agora, vou compartilhar os 10 lugares em que estive, nessa cidade histórica, e que acho que você deve tentar visitar.

É só dar uma olhada no tópico abaixo para saber mais sobre eles.

O que visitar em Ouro Preto

1. Parque das Andorinhas

É um lugar indispensável para conhecer, se você é o tipo de turista que não dispensa uma trilha e contato com a natureza.

Fui de ônibus até lá, fiz uma das trilhas, e depois voltei a pé para a casa na qual me hospedei pelo Airbnb. Foram HORAS andando, com cólica e tudo de ruim que vem com ela, mas faria de novo, rs.

2. Casas dos Contos

A Casa dos Contos, ou Museu Casa dos Contos, é um daqueles lugares para visitar em Ouro Preto e aprender mais sobre a história do país, mas pela vertente do dinheiro.

É, de fato, bem interessante. Mas, na minha humilde opinião, o mais legal MESMO é a senzala que tem no térreo. Há pessoas que sentem coisas estranhas ao entrarem nela (eu mesma senti), mas sem dúvidas vale a visita, para ver os objetos preservados ali e pensar sobre um dos períodos mais medonhos que nosso país já viveu.

3. Cinema

Ok, te enganei: não fui no cinema. Logo, não estive nos 10 lugares, rs.

Porééém, resolvi colocar aqui como dica, para o caso de você ser o tipo de pessoa que gosta de “viver como os locais” e etc. O cinema de Ouro Preto não tem a programação como as grandes redes têm, então não espere ver nenhum lançamento nele.

Mas, no que diz respeito a criar programações temáticas e exibir vários clássicos, ele é ótimo. Quando estive lá, estava rolando uma espécie de “mês dos musicais” ou algo assim. E eu não gosto desse tipo de filme, por isso nem entrei, mas fiquei curiosa rs. Fica do ladinho do Museu da Inconfidência.

4. Museu de Farmácia

Ou seria Museu da Pharmacia? Não sei…

Só sei que se trata de um museu um tanto “incomum”, cheeeeio de itens da época da fundação da Escola/Faculdade de Farmácia na cidade. Instituição que, por sinal, foi pioneira na América Latina, sabia?

Tem até as salas de aula com os móveis preservados, é como se a gente voltasse no tempo, de verdade.

5. Museu de Mineralogia

E por falar de museus incomuns… Que tal visitar um repleto de pedras dos mais variados tipos?

Se você gosta desse tipo de “rolê”, inclua o Museu de Mineralogia na sua lista do que fazer em Ouro Preto. Ele fica bem de frente para o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.

parque das andorinhas ouro preto

Foto tirada no Parque das Andorinhas =)

6. Museu da Inconfidência

Esse é a cerejinha do bolo, aquele museu que todo turista tem obrigação de visitar, em uma viagem para Ouro Preto.

E tem que ter a foto na praça, com ele de fundo, hein?

A sala em homenagem aos inconfidentes é a parte mais chocante do museu, na minha opinião. É aquela parte em que você chega e pensa “nossa, valeu a pena ter entrado aqui”, sabe?

7. Igreja Nossa Senhora do Carmo

Pensa numa igreja gracinha: é essa!

A Igreja Nossa Senhora do Carmo tem muitos detalhes que são encontrados em outras igrejas da cidade, mas o que mais gostei nela foi o teto, todo estrelado. Ah: e ao lado dela tem o Museu do Oratório, estando ambos pertinho do Museu da Inconfidência também.

Nem tem desculpa para não ir, né?

8. Igreja do Pilar

Chamada oficialmente de Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja do Pilar rouba a cena por conta do seu interior: repleto de muito ouro.

Ela é linda, de verdade! E também tem seu próprio museu de relíquias, que você pode visitar.

9. Igreja de São Francisco de Assis

É ela, toda barroca e rococó, que também é um dos lugares obrigatórios para visitar em Ouro Preto.

Afinal, a Igreja de São Francisco de Assis é extremamente famosa por ter em sua construção dois grandes nomes, Mestre Ataíde e Aleijadinho, e por preservar até hoje o trabalho de ambos.

10. Morro da Forca

Lááá em cima, no topo do Morro da Forca, é possível ter uma vista ótima da cidade, principalmente na hora em que o sol está nascendo ou indo embora.

A história do lugar não é das mais agradáveis, mas, hoje, ele é um ponto de encontro bem legal. Inclusive, me disseram que é comum ter shows por lá, iluminados por tochas. Deve ser bem interessante, né?

O acesso a ele fica nas proximidades do centro, sendo facinho de chegar.

Quais lugares vão entrar para sua lista do que visitar em Ouro Preto?

E então, quais desses lugares farão parte da sua viagem? Só não esqueça que algumas igrejas e museus não têm entrada gratuita, tá?

Mas, mesmo os lugares que cobram entrada são bem baratos, então não tem muito com o que se preocupar, pois você não terá que gastar muito.

E, por falar em não gastar muito: pode ser uma boa ficar num Airbnb, como eu fiz, e economizar ainda mais, principalmente se seus anfitriões forem tão gente fina quanto os meus foram. Dá uma olhada no destaque OURO PRETO lá no meu Insta (@tatypublicitaty) para entender o que estou falando ;)

Agora, que tal deixar um voto nas estrelinhas abaixo, para eu saber o quanto esse conteúdo foi interessante para você?

Bjs,

Taty Ferrari =*

——————————————

Heeey, psiu: você tem uma empresa e/ou trabalho ligado a turismo, produção de conteúdo, trabalho remoto, viagens ou nomadismo digital? Fale comigo no taty@publicitaty.com.br, vamos pensar em um conteúdo personalizado para você <3

Gostou?
Compartilhe usando os ícones abaixo =)

Deixe um comentário

(*) Required, Your email will not be published