Quanto ganha uma blogueira ou um blogueiro? Essa é a pergunta para a qual muitos aventureiros da blogosfera buscam resposta. Mas é impossível definir um valor exato, sendo que cada um trabalha de uma forma, e é raro alguém simplesmente soltar em um vídeo ou post quanto ganhou com determinada marca.
Logo, a maioria das informações que temos sobre o assunto são vagas ou aproximadas, como consta em uma matéria no site da Veja BH sobre a blogger Thássia Naves. Publicado em maio de 2015, o texto afirma que, na época, o investimento mínimo para uma marca ter algum produto compondo o look do dia seria de R$3.000,00. Já para “aparecer” e um evento, os boatos sugerem R$60.000,00.
Foto: Redação Veja BH
Mas entre deduções e raras afirmações, é possível obter uma base. Abaixo estão algumas revelações dos ganhos de quem vive escrevendo e/ou gravando:
Salários dos blogueiros e das blogueiras: Veja SP
Em 2013 a Veja SP publicou em seu site uma lista com os valores recebidos por 7 celebridades da web. Por serem realizados diferentes trabalhos durante o mês, é difícil definir um valor mensal, mas o bacana da matéria é que ela também inclui fanpages e blogs que fogem de moda e são feitos por homens. Confira alguns salários na época:
- Lia Camargo, do Just Lia: entre R$10.000,00 e R$60.000,00
- Lala Rudge: aproximadamente R$80.000,00
- Emerson Viegas e Jaqueline Barbosa, do Casal Sem Vergonha e Hypeness: R$30.000,00 por mês
- Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, do DivaDepressão: R$12.000,00 por mês
Fonte: Veja SP – Fotógrafo Fernando Moraes
Blogueiras F Hits: o sonho de consumo
Qual blogueira nunca sonhou em fazer sucesso e, quem sabe, integrar a maior rede de blogs do Brasil, a conhecidíssima F Hits? Além do status, outro forte atrativo são os ganhos.
Em novembro de 2014 a Folha fez uma matéria sobre o assunto principal desse post e teve acesso à planilha que o conglomerado utiliza para tratar com agências de publicidade. Nela consta o valor por cada tipo de anúncio nos blogs integrantes, o que mais uma vez não significa valores exatos recebidos por blogueira, mas afirma que no mundo dos anúncios em blogs existe muito dinheiro em jogo:
Fonte: site Folha
E o seu salário como blogueira ou blogueiro?
Provavelmente você ainda levará um bom tempo para receber valores como esses, mas mesmo assim gostaria de lucrar com o seu trabalho, certo? Acredito que sim, caso contrário não teria interesse nesse post rsrs. Acontece que dicas para te ajudar a saber quanto cobrar por algo em seu blog existem aos montes, mas nem todas são úteis e muito menos regra.
Recentemente a blogueira Jessica Belcost fez um post com essa dica, pegando dados de grandes blogueiras e a partir deles chegando a um CPM (custo por mil visualizações) de R$1,44. Logo, a fórmula para saber quanto cobrar seria: NÚMERO DE PAGEVIEWS/1.000X1,44. Bem simples, certo? Mas segundo a própria Jéssica pode não ser o ideal e não precisa necessariamente ser seguida.
Pode ser que te ajude, mas pode ser que não. O ideal, portanto, é se preocupar intensamente com a qualidade do conteúdo, gerando mais tráfego e condições de conseguir anunciantes, para então pensar num valor justo para os dois lados. Afinal, as bloggers citadas acima ganham muito dinheiro, mas será que dão o retorno esperado para as marcas que investem nelas? Para Francisco Ventura, oculista das celebridades, e Walério Araújo, estilista, a resposta é não. Nos altos investimentos que fizeram quase não houve retorno.
Por isso, mais uma vez, vale a “bronca”: foque na qualidade, e o dinheiro virá com o tempo. E, quando ele vier, certifique-se de colocar valores justos, de acordo com o resultado que é capaz de gerar, ok?
E ao pesquisar quanto ganha uma blogueira ou blogueiro, busque também informações mais aprofundadas sobre os serviços e como são prestados. Quanto mais conseguir, melhor. Para saber mais sobre os exemplos que citei é só clicar aqui, aqui, aqui e aqui.
Gostou desse post? Então deixe um voto nas estrelinhas abaixo e confira as outras dicas para blogueiras e blogueiros.
Não se esqueça de se inscrever na barra lateral para receber posts diretamente no seu email e acompanhe as dicas nas redes sociais do Publicitaty.
Bjs =*