Parcerias com marcas famosas: entrevista com Bruna Munhoz sobre o assunto

 

Acho que dificilmente vai existir alguém que crie um blog ou canal sem pensar pelo menos por um segundo em conseguir parcerias com marcas famosas. E, como a palavra de alguém que já chegou nesse patamar sempre ajuda, resolvi bater um papo rápido sobre esse assunto com a blogueira Bruna Munhoz, do Vaidosa e Feminina. Você pode conferir todas as perguntas e respostas abaixo =)

blog-vaidosa-e-feminina

  1. Em qual momento você percebeu que era hora de buscar parcerias? No início você foi atrás ou as marcas te descobriram?

Quando percebi que as pessoas levavam em consideração aquilo que eu falava, que elas clicavam, seguiam perfis de marcas que eu indicava, passavam a comentar as publicações dessas indicações, enfim… Percebi que eu estava tendo um alcance que podia levar resultados para marcas que tinham a ver com os assuntos que eu abordo, foi então que passei a apresentar meu trabalho para as marcas.

  1. Morando numa cidade colada a São Paulo, mas que possui muitas diferenças em relação à capital paulista, você consegue desenvolver trabalhos com marcas e empresas em âmbito local? Se sim, poderia nos dar um exemplo?

Não, atualmente eu trabalho com parcerias na cidade de São Paulo ou em âmbito nacional, através de e-commerce, mas na minha cidade mesmo, não.

  1. Somando os seguidores do seu canal e do Instagram, há um público de quase 80.000 pessoas, o que para muitos influenciadores é um número extremamente pequeno, mas que não está sendo um obstáculo para o seu sucesso. Que dicas e conselhos você dá para quem acredita que as parcerias dependem de números elevados?

Foi o tempo que números eram o fator principal para se fechar parcerias e ganhar dinheiro com blog e redes sociais. Sei de muita gente que tem o dobro, o triplo de seguidores que eu e não ganha nem metade da minha renda mensal porque simplesmente não tem visão de negócios e não sabe como rentabilizar o seu trabalho da maneira adequada. A dica que eu dou é parar de se preocupar com números e se preocupar em fidelizar o seu público, mesmo que ele seja um público de 1.000 inscritos. Vocês fazem ideia do que são 1.000 pessoas reunidas? É muita gente, e isso não pode ser preterido de maneira alguma.

A partir do momento que você cria esse elo com os seus leitores e seguidores eles começam a levar aquilo que você fala em consideração, começam a acreditar em você, e as marcas atualmente estão de olho nisso: No engajamento que os criadores de conteúdo tem. Fidelize seu público, crie uma relação de sinceridade, apresente os pontos positivos de um produto sim, mas apresente também os negativos. Sinceridade é tudo, credibilidade é tudo, e criando essa relação com os seus leitores todo o restante é consequência, inclusive as parcerias.

  1. Com quais marcas conhecidas você já trabalhou? No geral, qual o tipo de parceria acordado? Publipost, permuta…?

Natura, Pandora, Ávora, Sagge, Arco Íris Cosméticos, Melissa, Loréal, Vult, Avon. Existem várias maneiras de rentabilizar, atualmente trabalho por publipost, publivídeo, comissionamento, programa de afiliados e claro, permuta.

macaquinho-azul-loja-shein

Look do Dia com peça da loja Shien, uma das parcerias do blog

  1. De todas as parcerias firmadas até hoje, qual você mais gostou? Por que?

Cada parceria é muito especial para mim, pois são marcas que eu já conhecia/usava antes de ter o blog e o canal, então todas elas são uma conquista para mim enquanto profissional e eu tenho um prazer enorme em poder trabalhar junto de cada uma delas, mas para eleger uma delas, eu considero a Arco Íris Cosméticos a mais especial. Foi a primeira empresa que me procurou, que acreditou no meu trabalho e que apostou em mim, mesmo quando eu era pequenininha.

Nossa parceria começou quando meu canal tinha aproximadamente 8.000 inscritos e dura até hoje, então eu posso dizer que a Arco Íris faz parte da história do blog e do canal do Youtube e eu tenho todas as pessoas dessa empresa como amigos, então é uma relação que vai além do comercial e eu sou muito feliz em poder trabalhar com todos eles.

cha-de-batom-arco-iris-cosmeticos

Presença da blogueira no Chá de Batom, evento organizado pela Arco Íris Cosméticos, parceira do blog

  1. Em relação ao futuro, como você enxerga seu trabalho em termos de parcerias? Com quais marcas gostaria de trabalhar?

Graças a Deus a cada dia que passa a nossa profissão cresce mais, então eu vejo um futuro promissor não só para mim, como para todos os criadores de conteúdo. Puxa, posso fazer uma BIG lista aqui de marcas com as quais desejo trabalhar um dia, hahaha, mas vamos lá: O Boticário, MAC, C&A, Marisa, etc etc etc.

  1. Gostaria de dizer algo para quem está lendo esse post e está em busca de parcerias? O que você acha que é fundamental para ser notado?

Antes de tudo avalie se você é capaz de levar retorno para as empresas com as quais pretende trabalhar. Uma boa forma de você “se testar” é criando links rastreáveis quando for indicar alguma loja ou site. Utilize sites encurtadores para isso e monitore quantos cliques você vai alcançar recomendando algum site, dessa maneira você consegue ter uma noção se seus seguidores acessam aquilo que você recomenda.

Na minha opinião é fundamental que você demonstre domínio naquilo que fala, profissionalismo e ao mesmo tempo mantenha a sua essência, sem se deixar levar apenas por estar recebendo um produto ou dinheiro de uma marca. Dessa maneira é só trabalhar muito e os frutos começarão a aparecer.

E você, já conseguiu parcerias com marcas famosas ou nem tão famosas assim? Conta nos comentários como foi a experiência e quais são suas dicas para quem está começando =)

Ah, deixe um votos nas estrelinhas abaixo para eu saber o quanto você gostou desse post ;)

Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Gostou?

Author: publicitaty

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Assine a nossaNewsletter

Ei! Assine a nossaNewsletter

Faça parte da minha lista de amigos e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!

Legal, você assinou!

Email
Print