Como ganhar dinheiro na internet com um blog: dicas básicas

 

Recentemente postei um vídeo com dicas de como ganhar dinheiro na internet com um blog, mas acho bacana que ele tenha uma versão escrita, pois sempre tem aqueles que preferem os textos. Outro motivo que me fez escrever esse post é que tem uma ou outra coisa que acabei deixando passar batido e serão registradas aqui, pois são tão importantes quanto.

Bora saber como descolar uma graninha na blogosfera então? Bora!

Os dois jeitos de se ter um blog

como ganhar dinheiro na internet com um blog

A primeira coisa que citei no vídeo é que existem basicamente duas formas de “se ter um blog” e elas irão influenciar muito o jeito de monetizá-lo. São elas:

  • FICANDO NOS BASTIDORES: como o nome sugere, essa é a forma de ser um blogueiro (a), mas sem precisar dar as caras. Esse “modelo” é muito utilizado por alguns blogs de humor, como o Um Sábado Qualquer e Como Eu Me Sinto Quando. Inclusive, não sei você, mas eu pelo menos demorei muito para descobrir quem está por trás de cada um, justamente por que o foco deles é criar conteúdo extremamente atrativo e ganhar uma grana com isso. Banners e posts patrocinados são as formas de ganho mais comuns nesse caso.
  • DANDO AS CARAS: esse, meus caros, é aquele modelo no qual você posta foto, posta vídeo, dá sua opinião, bate no peito e diz “sim, eu tenho um blog e trabalho dessa forma!”. Toooodos os demais blogueiros e blogueiras que conhecemos são assim, não é mesmo? Marcam presença em eventos, visitam lojas para tentar parcerias, ganham viagens… e é assim também que ganham dinheiro. Se você faz parte dessa turma, pode tanto vender banners e posts, como citado acima, quanto ganhar para postar uma foto, dar sua opinião sobre algum produto no Snap e tudo mais que a imaginação permitir e a marca do outro lado estiver disposta a pagar.

Ou seja: você não precisa necessariamente ser famosinho ou famosinha para ter um blog e ganhar dinheiro com ele. Caso tenha vergonha, comece com algo de humor ou culinária, que não exija sua aparição, coloque uma dose colossal de criatividade e note que seu público irá aumentar. E, com um público cada vez maior, fica mais fácil negociar “as publicidade” da vida.

E como ser afiliado, Taty? Você não falou disso…

Pois é, me esqueci completamente desse detalhe e, quando vi, o vídeo já estava no Youtube e eu não queria ter retrabalho, por isso essa dica ficará exclusivamente aqui, ok? Ok.

Explicando da forma mais rápida possível, ganhar dinheiro como afiliado significa basicamente divulgar o link para algum produto criado por terceiros e ganhar uma comissão sobre cada compra que seus seguidores fizerem. Mas esse link precisa ser personalizado, para que os criadores saibam que devem te pagar, e nesse ponto muita gente fica com o pé atrás, afinal quem nos garante que de fato seremos avisados de quantas vendas conseguimos fazer, nénão?

But, isso normalmente ocorre quando você fecha um acordo diretamente com uma empresa e, por isso, o mais indicado é recorrer às empresas especializadas somente nisso, como o Hotmart. Lá, você não só escolhe o produto que quer divulgar, mas também a forma que isso será feito, além de poder acompanhar o desempenho de suas vendas sempre que quiser. Trazendo isso para o mundo dos blogs, um exemplo que pode ser citado é a Jessica Belcost, que deixou seu curso aberto para ser divulgado através de afiliação. Independentemente de você ser uma pessoa mais tímida ou a mais “dada”, como citado acima, é possível usar tranquilamente essa opção em banners, que também já ficam disponibilizados quando você escolhe o produto.

curso jessica belcost

Mas vale lembrar que só isso não basta e simplesmente colocar o banners num local estratégico não vai gerar venda. Você precisa continuar criando conteúdos relevantes para atrair muuuuita gente e ter mais chance de que alguém clique nele, veja do que se trata e decida comprar. Outra coisa que acho bacana é você ser o tipo de afiliado sutil… não vou me prender tentando explicar isso, que talvez só exista na minha cabeça, mas não queira forçar ninguém a nada e não deixe muito na cara que se trata de uma forma de ganhar dinheiro, pois muita gente pode simplesmente escolher não te ajudar. Já se não souberem do que se trata, as chances são maiores ;)

Vou ganhar dinheiro na internet assim, fácil?

Claro que não, poxa! Depois você vai lá no vídeo e vê bastante a parte da dedicação, para entender por que minha resposta é negativa, ok? Também estou com preguiça de escrever sobre isso aqui =P

Você vai ver que cuidando do seu blog com amor e dedicação o dinheiro começará a te procurar, aí sim as coisas ficarão mais fáceis, mas usar a cabeça também ajuda muito. Então, minha dica é: busque oportunidades! Seja na sua cidade, na lojinha da esquina, no supermercado, enfim… Repare em tudo que possa monetizar seu trabalho, mesmo que seja com pouco dinheiro. Hoje mesmo li uma notícia de que já existe blogueira em Santa Catarina se oferecendo para trabalhar como assistente de WhatsApp para marcas…doido né? Mas essa coisa de internet e tecnologia é assim mesmo.

Mas agora chega de escrever. Quero que você clique nesse link aqui para conferir o vídeo sobre como ganhar dinheiro na internet com um blog e me diga se foi útil, se você já descolou uma graninha com as dicas citadas ou com algo do tipo, se tem sugestões, etc… Claro que, se quiser deixar um comentário aqui, será melhor ainda ;)

E não esqueça de dar seu voto nas estrelinhas abaixo, ok?

Bjs, e até o próximo post.

 

Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Gostou?

Author: publicitaty

Share This Post On

4 Comments

  1. o vídeo não está abrindo.

     
    Post a Reply
    • Oi Amanda =)

      Já arrumei o link ;)

       
      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Assine a nossaNewsletter

Ei! Assine a nossaNewsletter

Faça parte da minha lista de amigos e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!

Legal, você assinou!

Email
Print