Como criar um Blog: definindo Público e Conteúdo

 

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esse post repetirá muitas vezes a palavra “blog”, mas tudo o que for dito aqui pode ser perfeitamente aplicado na criação de um canal. Dito isso, vamos ao que interessa: saber como criar um blog, do começo.

Ser blogueira, ou blogueiro, é o desejo de muitas pessoas, e acredito que seja o seu também, uma vez que teve interesse nesse post. O problema é que, por conta do próprio processo de evolução dos blogs, os novos blogueiros e blogueiras muitas vezes possuem a ideia de que, para fazer sucesso, precisam falar de determinados assuntos já abordados cansativamente por aí.

Nada impede que você comece dessa forma, mas lembre-se que já temos milhares de blogs falando sobre moda e beleza, por exemplo, sem que haja um grande diferencial entre eles. E num momento em que dezenas de blogs surgem diariamente, é preciso pensar com cuidado sobre qual será o seu público e seu conteúdo, para não ser apenas mais um e conseguir ganhar destaque.

A minha sugestão, claro, é que você trabalhe com algum nicho, e para ficar mais claro vou explicar rapidamente do que se trata esse “campo” do marketing.

O QUE É MARKETING DE NICHO:

Segundo Philip Kotler, o Papa do Marketing, um nicho nada mais é do que um pequeno grupo que está dentro do segmento escolhido, porém possui necessidades que não são atendidas pela comunicação destinada a esse segmento. O marketing de nicho acontece quando as empresas/marcas enxergam essas necessidades e criam estratégias voltadas a ajudar esse público a eliminá-la.

Para exemplificar, vou continuar usando os blogs de moda e maquiagem que citei acima, ok? Aliás, já notaram que eles sempre são os melhores exemplos? Enfim, continuando…

MODA POST EBOOK

Partindo do princípio de que você queira criar um blog de moda, é preciso definir para quem escrever. Então você escolhe o público feminino infanto-juvenil e, nesse exato momento, já terá seu segmento definido. Porém, já existem muitos blogs voltados para essas mesmas pessoas. Então o que fazer? Trabalhar com marketing de nicho, claro!

Enquanto que trabalhando apenas o segmento você estará numa luta constante com outros blogs, tentando cansativamente atrair um tráfego que nem sempre será qualificado, no nicho você conseguirá o destaque esperado. Vamos pensar com a cabeça de um leitor de nicho:

Você é uma garota de 13 anos que mora numa cidade do interior, apaixonada pela vida na fazenda. Logo, o que te interessaria mais numa busca rápida no Google sobre blogs de moda: os genéricos, que falam das mesmas coisas, ou um que dá dicas de looks country para o público infanto-juvenil? A segunda opção, certo? Certo! Você não pensaria duas vezes antes de clicar.

COUNTRY EBOOK

Percebeu o poder que existe em se trabalhar um nicho?

POR QUE TRABALHAR COM NICHOS…

Acredito que já tenha ficado bem claro o quanto é importante definir bem o segmento e tentar enxergar, nele, quais as maiores necessidades existentes. Mas cabe aqui um reforço, então lembre-se: esse primeiro passo é fundamental para definição do público e, consequentemente, do conteúdo que será trabalhado.

Nada impede que você fale de coisas mais genéricas, mas busque sempre criar algo nichado, pois quando as pessoas com as tais necessidades precisarem de informação, se lembrarão primeiro do SEU blog. Assim, ele terá um tráfego cada vez mais qualificado e muitos seguidores.

Outro ponto importante sobre nichos: eles te afastam da concorrência, afinal você estará escrevendo para um público que é ignorado por outras blogueiras (e blogueiros, pois não quero que os meninos se sintam excluídos). Pense no exemplo acima: quantos blogs você conhece que falam de moda country feminina infanto-juvenil? Eu, pelo menos, não conheço nenhum, e acredito que exista um grande potencial nessa ideia.

Para ajudar ainda mais quem está buscando um público específico para trabalhar, criei o ebook CRIANDO UM BLOG – PARTE I: A ESCOLHA DO PÚBLICO E DO CONTEÚDO, afinal, é muita coisa bacana para caber em um único post. Nele explico de um modo mais amplo e exemplificado esse tipo de marketing, além de dar exemplos de diversos blogs que estão fazendo o maior sucesso com o nicho que escolheram.

Para acessá-lo e continuar esse bate-papo, basta clicar nesse link aqui, sem compromisso nenhum =)

Espero que ele realmente seja útil para criação e evolução do seu blog ou canal. Mas uma coisa é certa: você nunca mais conseguirá visitar blogs/canais sem analisar, mesmo que inconscientemente, se eles se baseiam em um nicho.

Espero também que você tenha gostado desse post. Se sim, deixe um voto nas estrelinhas abaixo para eu saber, ou um comentários =)

Bjs e boa leitura =*

Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Gostou?

Author: publicitaty

Share This Post On

4 Comments

    • Oi Gabriela =)

      Obrigada =D

       
      Post a Reply
    • Obrigada, fico muito feliz que tenha sido útil =D

       
      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Assine a nossaNewsletter

Ei! Assine a nossaNewsletter

Faça parte da minha lista de amigos e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!

Legal, você assinou!

Email
Print